Análise de Qualidade de Energia Elétrica (Qee)

A análise de qualidade de energia elétrica é um processo essencial para garantir a eficiência das instalações elétricas e o correto desempenho dos equipamentos. A Solugy Engenharia é especialista no assunto e fornece, após uma análise de oito dias da instalação verificada, um laudo que descreve uma análise detalhada da qualidade de energia do cliente, registrando normas aplicáveis, definições, técnicas utilizadas, condições encontradas, informações adicionais, características da propriedade, metodologia de estudo, contexto de análise e resultados.
O relatório é elaborado conforme o PRODIST 8 (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional), NBR 5410 (Norma Brasileira que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão) e NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), visando atender aos padrões de qualidade estabelecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Utilizamos diversas técnicas, incluindo inspeção in loco, entrevistas, registro fotográfico e análise com o analisador de grandezas (Classe A), homologado em todas as concessionárias de energia do Brasil.
São verificadas todas as condições elétricas e indicadores de qualidade que podem causar problemas na qualidade de energia, levando à queima e falhas de equipamentos. O serviço de análise de qualidade de energia elétrica (QEE) apresenta resultados da análise, incluindo parâmetros técnicos, histogramas de tensão, distribuição de frequência, desequilíbrio de tensão, distorções harmônicas, deformação de corrente e tensão, fator de potência e indicadores individuais de tensão em regime permanente.
As conclusões do serviço, mediante o laudo, podem destacar distúrbios prejudiciais aos equipamentos, ultrapassando limites estabelecidos pela ANEEL. Além disso, traz recomendações que incluem ações corretivas na rede elétrica por parte da concessionária. O relatório é respaldado por certificado de calibração do analisador, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), comprovante de pagamento da ART e arquivos com registros de medições disponíveis para possível negociação jurídica com a concessionária no caso de perdas de equipamentos devido à má qualidade da energia fornecida.
Estabelecimentos e Aplicação:
Normas Aplicáveis:
PRODIST 8
(Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional)
NBR 5410
(Norma Brasileira que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão)
NR-10
(Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)
Exemplos de Dados Fornecidos:
Figura 1 – Histograma de Tensão

Figura 2 – Desequilíbrio de Tensão

Figura 3 – Fator de Potência
